skip to Main Content
Cerâmicas Caindo Da Fachada?

Cerâmicas caindo da fachada?

É só andar um pouco pelos principais pontos da cidade para notar e observar as diferentes fachadas das edificações. Muitas se destacam pela sua beleza, outras pela falta de manutenção. Quando menos se espera, uma, duas e várias fachadas com o mesmo problema: Cerâmicas caindoAs fachadas são as faces de uma edificação, são elas que dão a primeira impressão e chamam a atenção de futuros inquilinos, e quando não recebem as devidas manutenções, podem ocasionar vários problemas. 


Por que as cerâmicas caem?

Há alguns fatores que influenciam para que as cerâmicas caiam, dentre eles:

  • Falhas de execução;
  • Materiais de baixa qualidade;
  • Falta de aderência da argamassa colante com o substrato;
  • Fatores naturais como sol, chuva e vento;
  • Ausência de manutenções preventivas;
  • Infiltrações;
  • Ausência de juntas de dilatação na fachada.

Todos os problemas citados e pontuados possuem influência para que a queda, ou o desplacamento cerâmico, aconteça. 


Consequências & Soluções

A queda do revestimento cerâmico pode influenciar não apenas na fachada, como também expor ao risco moradores, ocasionar danos materiais, prejudicar outras edificações ao redor, atingir pedestres e comprometer a qualidade de moradia dos moradores. Uma fachada exposta pode estar propensa a chuvas e infiltrações, refletindo internamente as consequências, através de mofo, bolores e fungos para os apartamentos.

É inquestionável que a queda de cerâmicas é preocupante, principalmente quando falamos de segurança. Apesar disso, a queda de cerâmicas pode e deve ser solucionada através do serviço de Manutenção de Fachadas. As manutenções nas fachadas podem ser realizadas através de dois serviços:

  • Revitalização: No serviço de revitalização atuamos pontualmente na fachada. Realizamos o ensaio a percussão, identificação das cerâmicas “ocas” que estão prestes a cair, lavagem para remoção das sujidades, manutenção das juntas de dilatação, troca do rejunte e substituição pontual das cerâmicas. 
  • Retrofit: No serviço de Retrofit atuamos totalmente na fachada. Removemos todo o revestimento cerâmico, tratamos o substrato e realizamos o novo revestimento cerâmico.

A escolha entre os dois serviços deverá ser analisada pelo condomínio ou, mais indicado, através de laudo técnico. Ambos os serviços proporcionam mais saúde para a fachada e mais segurança para todos. 


Notícia

Revestimento caiu de apartamento no sétimo andar (janela à direita da foto) no Carlos Prates (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Revestimento caiu de apartamento no sétimo andar (janela à direita da foto) no Carlos Prates. (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)

 

Moradores de um prédio no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste de Belo Horizonte, se recuperam de um susto ocorrido nesse sábado (5/6). Durante a noite, por volta das 23h, um forte barulho chamou a atenção no condomínio e eles descobriram que parte do revestimento da fachada havia caído do 7º andar.

Ninguém ficou ferido e apenas a entrada foi interditada. O revestimento do edifício ficava debaixo de uma das janelas do apartamento da enfermeira Nieli de Matos Freire, que é síndica. “Ouvi uns estalos e, de repente, aquele barulho horroroso. Corri para ver se foi um acidente (de trânsito).

Quando eu olho para baixo, aquele tanto de pedras. Nem vi que era no apartamento”, contou. Alguns vizinhos estavam dormindo e desceram correndo pelas escadas, evitando o elevador. As pessoas temiam que um botijão tivesse explodido. Só quando chegou ao térreo Nieli viu de onde a placa, revestida de pastilhas, havia caído.

Ela acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para vistoria. “Eles viram que foi uma infiltração na fachada mesmo, não foi interno. Como foi na fachada, há o risco de todos terem essa infiltração. A orientação foi para não usar a frente do prédio para nada, nem garagem e nem entrada de pedestres. Eles autuaram o condomínio para contratar uma empresa para isolar e colocar telas até fazer a reforma”, detalhou.

“Podia ter matado alguém”
A síndica explicou que a seguradora contratada pelo prédio será acionada. Ela contou que o edifício tem 40 anos e a reforma mais recente ocorreu há seis ou sete, quando foi feita a pintura da fachada.  “Agora, depois que teve a fiscalização o pessoal se acalmou. Na hora todo mundo desceu pela escada com medo de ser uma coisa mais séria”, comentou. Nieli se mostrou aliviada, porque o incidente poderia ter sido grave. “Podia ter matado alguém. Aquele retábulo caiu de uma vez, não foi picado. Empenou dois portões”, relatou. FONTE: (https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/06/06/interna_gerais,1273926/queda-de-revestimento-assusta-moradores-de-predio-em-belo-horizonte.shtml)

  • São notícias como essas que precisamos evitar, por isso: Manutenção de fachada e segurança já!

Conte com a HFDANTAS Construtora, empresa referência em Manutenção Predial em Recife/PE e João Pessoa/PB.
0800 501 0105 | [email protected]
Texto: Amanda Luna
Back To Top