skip to Main Content
Acidente Com “Cadeirinha De Fachada”

Acidente com “Cadeirinha de Fachada”

Na última quarta-feira (12/05) foi noticiado que um acidente em uma “cadeirinha de fachada” em João Pessoa-PB, teria provocado a morte de um trabalhador (até então não identificado). Após informações atualizadas, obteve-se mais detalhes de que o trabalhador, Josinaldo de Sousa Carvalho de 44 anos, estava realizando um serviço no 17º andar de um edifício em uma “cadeirinha de fachada”, quando a mesma rompeu, ocasionando a queda e a morte imediata do trabalhador.

Há informações de que no momento do serviço executado, o trabalhador não estava fazendo o uso dos EPI’s (Equipamentos de proteção individual). É Notável que no caso relatado, pode ter ocorrido imprudência por parte do trabalhador ao realizar a atividade sem o uso dos equipamentos de proteção, e negligência por parte da empresa e do responsável pela obra, ao ver o erro e permitir que o serviço fosse executado. Em ambos os casos, há falta de responsabilidade, onde não há prioridade a vida e a segurança.

O Que é uma “cadeirinha de fachada” ?

Cadeirinha de Fachada
Cadeirinha de Fachada

Cadeirinha suspensa, ou “cadeirinha de fachada” como é mais conhecida, é utilizada para realização de serviços como pinturas, reformas, manutenções e limpezas em uma fachada. Para que um funcionário realize serviços na cadeirinha, precisa passar por uma série de exames de altura, onde será avaliado e a depender do resultado, pode ser aprovado ou reprovado para esse tipo de trabalho. Esses exames garantem que tanto a empresa, como o funcionário estejam assegurados.

De Olho na Norma !

Em qualquer atividade trabalhista, é importante que tanto a empresa como o trabalhador, sejam guiados e orientados em prol da segurança na execução dos serviços. Para garantia de tal segurança, temos as Normas regulamentadoras (NR’s).

  • Norma Regulamentadora para Cadeira Suspensa: NR 18 – Condições de Segurança e Saúde no trabalho na indústria da construção.

De acordo, com a NR 18,

18.12.45 A cadeira suspensa deve: a) ter sustentação por meio de cabo de aço ou cabo de fibra sintética; | d) dispor de cinto de segurança para fixar o trabalhador na mesma.

18.12.44 A cadeira suspensa deve apresentar na sua estrutura, em caracteres indeléveis e bem
visíveis, a razão social do fabricante/importador, o CNPJ e o número de identificação.

Cadeira Suspensa para Fachada | EPI Mais
Funcionário descendo em cadeirinha na Fachada

 

  • Norma Regulamentadora para uso de EPI’s: NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI

De acordo com a NR 6,

6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

b) exigir seu uso; | c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; | d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; | e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado.

6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; | b) responsabilizar-se pela guarda e conservação; | c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; | d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

Modelos de EPI provam que proteção é sustentabilidade -TEM Sustentável
Exemplos de EPI’s

Logo, é do interesse de ambas as partes ( empresa e funcionário ), seguir com todos os cuidados devidos e necessários para zelar pela vida e segurança.

A Vida e a segurança

Não negligencie, não abra mão da segurança! É Muito importante que em qualquer atividade executada, independente de função ou serviço, a segurança e a vida sejam priorizadas. As normas nos instruem, e nosso bom senso nos guia a fazer o certo; diante de uma situação em que você ou outro indivíduo estejam em perigo (seja pela falta de uma bota, de um capacete ou de qualquer outro equipamento de proteção), interfira, questione, escolha o fazer o certo.

Devemos ser responsáveis, críticos e cidadãos que buscam e optam em zelar pela vida. Assim como foi em João Pessoa com o funcionário que caiu do 17º andar, pode ser em Recife, no Ceará, ou em qualquer outro lugar. Evite acidentes, obedeça as Normas, use EPI’s, se proteja, proteja o outro, seja a favor da segurança e da vida, anule os riscos e acidentes.

HFDANTAS Construtora, especializada em Manutenção Predial. 

Entre em contato conosco!
0800 501 0105
[email protected]
www.hfdantas.com.br  

Siga nossa nova página no Instagram: 

https://www.instagram.com/hfdantasconstrutora/ 

 

Texto: Amanda Luna

Referências:

portalcorreio.com.br/trabalhador-morre-apos-cair-de-17o-andar-de-predio-em-joao-pessoa/

blogdomarcoslima.com.br/2021/05/12/homem-morre-ao-cair-do-17o-andar-de-predio

 

Back To Top