skip to Main Content
Desabamento De Edifício Na Flórida

Desabamento de Edifício na Flórida

Notícia: Desabamento de Edifício na Flórida

Prédio Desaba em Miami
Prédio Desaba| Surfside – Flórida, condado de Miami-Dade

Na Madrugada da última Quinta-Feira(24/06) parte do Edifício Champlain Tower South localizado em Surfside (Flórida) desabou. O Edifício à beira-mar tinha uma estrutura feita de concreto armado, possuía 12 andares e foi construído entre os anos de 1980 e 1981 (atualmente completaria 40 anos de construção). As equipes de resgate tem trabalhado dia e noite para encontrar desaparecidos entre os escombros, até o momento foram confirmadas 18 mortes e ao menos 145 pessoas desaparecidas.

Desabamento de Edifício na Flórida – Possíveis Causas

A questão que intriga muitos engenheiros é: “Por que desabou?”. Ainda não temos respostas, mas supõe-se que danos estruturais podem ter causado o colapso. De acordo com a comissária da cidade de Surfside, Eliana Salzhauer, o prédio passava por uma inspeção para sua recertificação de 40 anos exigido pela associação de condomínios, onde seriam apresentadas as condições estruturais e gerais da edificação.

No ano de 2018 foi elaborado um relatório pela empresa de engenharia Morabito Consultants, que revelou que o prédio tinha um “grande dano estrutural” em uma laje de concreto abaixo do deck da piscina, em que a camada de impermeabilização não era inclinada. O Relatório observou que a impermeabilização estava além de sua vida útil e precisava ser totalmente removida e substituída. A Empresa escreveu que “a falha em substituir a impermeabilização em um futuro próximo fará com que a extensão da deterioração do concreto aumente exponencialmente”.

A Morabito Consultants declarou em uma nota oficial no seu site: “Como foi relatado, a Morabito Consultants foi contratada em 2018 pela Champlain Towers South Condominium Association para preparar a recertificação de 40 anos do edifício do condomínio, conforme exigido pelo condado de Miami-Dade e pela cidade de Surfside(…). Concluímos nossa inspeção e fornecemos nosso relatório à associação do condomínio em 8 de outubro de 2018, detalhando nossas conclusões e recomendações. Na ocasião, também fornecemos à associação do condomínio uma estimativa dos custos prováveis ​​para fazer os reparos extensos e necessários. Entre outras coisas, nosso relatório detalhou rachaduras e rupturas significativas no concreto, que exigiram reparos para garantir a segurança dos moradores e do público.”

 

Desabamento na Flórida: fotos revelam danos nas paredes e poças d'água em casa de máquinas do prédio que desabou em Surfside Foto: Miami Herald / Sarah Blaskey
Desabamento na Flórida: fotos revelam danos nas paredes e poças d’água em casa de máquinas do prédio que desabou em Surfside.
Foto: Miami Herald / Sarah Blaskey

Importância da Manutenção Predial

A Manutenção Predial é mais importante do que se pensa! As fases construtivas são muito importantes para manter uma edificação “de pé”, sejam elas projetar, definir os materiais ou executar, todos os processos precisam ser bem planejados. Mas a responsabilidade não acaba por aí, zelar pela vida útil da edificação também faz parte do processo de segurança e “saúde” de um edifício; e é aí que a manutenção predial entra! A Manutenção predial é realizada para corrigir falhas, evitar danos futuros e garantir a segurança dos moradores, da edificação e de tudo que está ao seu redor.

O Ocorrido no Edifício Champlain Tower South poderia ter sido evitado se os serviços necessários tivessem sido realizados de imediato, após a vistoria realizada em 2018. Algo sério estava em jogo, a segurança de todos! Note que o edifício contava com 40 anos de construção, não sabemos se serviços e reparos foram realizados anteriormente, o que nos faz pensar se houve negligência por parte da administração do condomínio, ao saber da existência de falhas e não corrigi-las. Infelizmente a falta de responsabilidade custou vidas, sonhos e famílias!

Zele pela sua edificação e pela segurança de todos! Conte com a HFDANTAS Construtora, Especializada em Manutenção Predial.

HFDANTAS Construtora, especializada em Manutenção Predial. 

Entre em contato conosco!
0800 501 0105
contato@hfdantas.com.br
www.hfdantas.com.br  

Siga nossa nova página no Instagram: 

https://www.instagram.com/hfdantasconstrutora/ 

 

Texto: Amanda Luna / Desabamento de Edifício na Flórida

Fontes:

https://www.enr.com/articles/51994-engineers-try-to-fathom-factors-leading-to-deadly-champlain-towers-collapse

https://en.wikipedia.org/wiki/Surfside_condominium_building_collapse

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/30/desabamento-em-miami-mortos.ghtml

https://morabitoconsultants.com/.

 

 

Back To Top