Cuidado com a RAA | Reação Álcali-agregado
A Reação álcali-agregado mais conhecida como RAA,é um tipo de manifestação patológica muito comum em estruturas de concreto, principalmente em fundações, barragens, pontes etc. Ela é responsável principalmente pela deterioração do concreto e causa danos que podem ser irreversíveis, afetando diretamente a durabilidade e seu desempenho estrutural. Observe na imagem abaixo uma estrutura afetada pela RAA:
Como acontece?
A RAA é um processo químico que acontece entre os agregados do concreto com hidróxidos originários do cimento, com a seguinte combinação química: Óxidos de Potássio e Sódio (K2O + NA2O). O cimento e seus agregados ao entrar em contato com a umidade gera a reação álcali-agregado, se expandindo e resultando em microfissuras no concreto, causando a perda de homogeneidade de resistência mecânica e de durabilidade da estrutura.
Assim, a imagem representa o que pode acontecer em uma estrutura de concreto: Reação entre os hidróxidos alcalinos (Álcalis) e alguns tipos de minerais presentes nos agregados reativos, mais a presença da umidade. Contudo, os hidróxidos alcalinos podem ser provenientes do cimento, da água de amassamento, de aditivos químicos, de adições pozolônicas, entre outros.
Tipos de RAA
Após conhecer a RAA e seu processo químico, certamente também é necessário conhecer sua classificação. São elas:
- RAS- Reação Álcali-sílica: Ocorre na presença de íons hidroxila que reagem com os álcalis de sódio e potássio, formando um gel sílico-alcalino que absorve água e se expande, portanto ocasionando fissuras em toda estrutura;
- RASS- Reação Álcali-Silicato: Mais comum em barragens e em blocos de fundações. Esse tipo de reação acontece principalmente pela presença de quartzo e minerais expansivos do grupo dos filossilicatos, um gel sílico-alcalino, causando expansão da estruturas e consequentemente rupturas;
- RAC- Reação Álcali-Carbonato: Tipo de reação rara, onde não é formado o gel expansivo. Diferente das reações anteriores, na RAC ocorre a expansão do mineral Brucita (Mg(OH)2), ocasionando a formação de carbonatos cálcicos e silicato magnesiano. Assim, as consequências são mais graves.
Soluções
Há três fases importantes na engenharia: Definir os materiais, elaboração de projeto e execução. Em todas as etapas é necessário atenção, pois prezar pela qualidade em todas os processos pode evitar futuros danos a uma estrutura, como a RAA. A solução vai depender do estado crítico da estrutura e seu nível de deterioração, além da análise técnica necessária para determinação das melhores ações, definidas para o tratamento da estrutura afetada ou para impedir o surgimento de tal ação. Para descobrir se uma estrutura tem a presença da reação álcali-agregado é necessário realizar a análise e inspeção estrutural, identificando possíveis anomalias e manifestações patológicas.
Portanto, conte com a HFDANTAS Construtora! Nosso serviço de Inspeção, Recuperação e Reforço Estrutural é definido após a identificação do elemento estrutural, sua abertura e a realização de uma análise detalhada, que identifica a situação atual das ferragens e da estrutura. Processo garantido pela nossa equipe de profissionais altamente qualificados.
Fontes de pesquisa:
- https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9A5HJ4/1/monografia_kelso.pdf
- https://engenharia360.com/o-que-e-raa-a-reacao-alcali-agregado/